quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

"Orquestra Censc de Violão" é Notícia no Site da UPB!


Miguel Calmon: Orquestra de violão inova o ensino médio

Share0  0  16 
O Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição de Miguel Calmon (CENSC) participa do programa do governo federal, Ensino Médio Inovador (ProEMI). Na Bahia 28 escolas participam do projeto que se destina a ajudar e fortalecer propostas curriculares que inovem o ensino médio.

O CENSC oferece aos alunos oficina de Experimentação e Iniciação Científica, Leitura e Letramento, Atividade da cultura corporal, teatro e música. A partir do ProEMI/CENSC, surgiu a Orquestra CENSC de violão. Gilmar Guimarães, professor do colégio diz, “estudamos teoria musical, os gêneros musicais brasileiros, chorinho, bossa-nova, samba, MPB, rock, forró e canto”.

Para Gilmar, “a música como alternativa didática aguça o interesse do aluno, uma vez que o conjunto de palavras contidas no texto das músicas são aproveitáveis como ponto de partida na construção do ensino-aprendizagem. Além de provocar uma significativa melhoria no humor dos mesmos, o que os tornam mais motivados e participativos nas atividades escolares”.

A orquestra é formada por 20 alunos, sendo 16 mulheres e quatro homens. A primeira apresentação ocorreu no dia cinco de dezembro do ano passado no pátio do colégio, para alunos, professores e a comunidade, e no dia 19 do mesmo mês, participou dos festivos natalinos da prefeitura, tocando na Praça Lauro de Freiras.

Modesto, Gilmar fala sobre as apresentações da orquestra, mas aponta para a continuidade dizendo, “o repertório ainda é pequeno, uma vez que tem pouco tempo de montada, contempla músicas do cancioneiro popular brasileiro, rearranjadas para violão, como, Luar do sertão, Asa Branca, mas vamos estudar movimentos musicais, conhecer compositores brasileiros, organizar recital de violão”.

Todos os instrumentos, os suportes de partituras e roupas da orquestra foram adquiridos com o recursos do ProEMI. Gilmar ressalta ainda que o apoio dado pela diretora do colégio, Elizabeth Cordeiro e da professora Cristina Soares de Souza, Coordenadora do ProEMI/SENSC, foi fundamental para implantação e fortalecimento do projeto e demonstra o compromisso que o CENSC tem em levar cultura e ensino para a comunidade calmonense.